quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

" ROLEZINHO"


                     Com a facilidade na comunicação via rede sociais , surge mais uma novidade nas cidades , o chamado "rolezinhos" .

                      Toda manifestação pode ser feita , desde que não desencadeiem atitudes agressivas , com vândalos roubando ou destruindo patrimônios como ocorreu o ano passado.

                      Mas , como lojistas podem acreditar em manifestações apenas para lazer e diversão com a grande quantidade de jovens ? na dúvida e insegurança deles e de clientes , fecham as portas.

                       O lojista não vai discriminar cliente por ser da periferia ou por qualquer outro motivo , ele quer movimento e vendas , agora , por tudo o que já ocorreu preferem aguardar os acontecimentos e terem a certeza de que no movimento não haverá pessoas oportunistas.

                        Agora , se os jovens procuram apenas lazer , poderiam também diversificar suas diversões e procurarem parques , como em Porto Alegre ,  o Harmonia , Marinha e outros lugares aprazíveis para desfrutar o tempo e com os amigos , isto é , de uma forma saudável para o corpo e a mente.

                         Para finalizar , um aconselho: jovens "carpe diem"!  


                          Guido Scalabrin. 






                                                                        

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS ...SEM CONGESTIONAMENTOS ?

         Com o aumento da população ano após ano , e a crescente facilidade nos planos de pagamento para se comprar carro , o congestionamento é inevitável. Mesmo com a otimização das vias para o melhoramento da circulação de veículos , chegará o momento em que não haverá mais espaço e o trânsito continuará congestionado.

                       Se houvesse uma melhoria no transporte público e corredores dos ônibus , poderia ajudar na diminuição da circulação de veículos particulares , mas não acredito nessa mudança de atitude das pessoas , cada vez mais individualistas.

                        Uma solução para zona sul , por exemplo , seria implantar a ligação de barcas no Guaíba integrando a ônibus circulares dentro de bairros. Por exemplo : quem vai ao Centro saindo  de Belém Novo , usará um ônibus circular para ir ao ponto determinado no Guaíba e apanha a barca para ir ao Centro e voltaria da mesma maneira , a passagem seria , no caso , integrada.

                         Assim , aos poucos , com aumento  de passageiros nas barcas , diminuiria o fluxo de ônibus  ao Centro , e quem sabe mesmo os que têm carros poderiam usar essa maneira de viajar , diminuiria a poluição e o estresse no trânsito cada vez mais caótico.

                          No início toda mudança parece difícil , mas com o tempo as pessoas acostumam e verão que é a solução mais viável para evitar um colapso no trânsito de uma cidade que vem crescendo como a nossa.

                            
Guido J. Scalabrin