
Rua Eng. Tito Marques Fernandes, 655 - Ipanema - Porto Alegre - RS Tel: 51 3246-4988 | WhatsApp: (51) 99275-5850 | tamig.papelariaelivraria@gmail.com | Material de escritório, material escolar e serviços. Internet, impressão e cópias, encadernação, plastificação, carimbos, conserto de relógios, chips e recargas de celular. Perfumes e cosméticos HINODE, bolas de tênis, Erva-mate Natumate, guarda-chuvas, bonés, LIVROS NOVOS E USADOS.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015
NATAL E FINAL DE ANO
CLIENTES, AMIGOS E LEITORES
Não foi um ano bom para o blog, muito pelo contrário, regrediu. Não foi por falta de assunto, pois foi um ano de muitos assuntos, na minha opinião infelizmente a maioria negativos. Espero reativá-lo no próximo ano.
No momento não posso deixar de registrar o desejo de um feliz natal e que o ano novo seja paz, saúde e alegrias a todos.
Muito obrigado.
Guido Scalabrin
sábado, 5 de dezembro de 2015
CURIOSIDADES SOBRE ANÍBAL
Nesta data (21/06), o general cartaginês derrotou um exército romano em 217 a.C., no Lago Trasimeno.
' Hannibal ad portas'
1 - O general cartaginês gerou tanto medo com suas vitórias militares sobre Roma que a expressão em latim "Hannibal ad portas" (Aníbal nos portões!) passou a ser usada por pais que queriam fazer os filhos se comportarem e botar ordem em casa. Ela apareceu em escritos do historiador Cícero.
Cego de um olho
2 - Em dado momento na península italiana, Aníbal precisou atravessar um extenso pântano para chegar à região central. Em marcha forçada durante quatro dias e três noites,sem dormir, ele acabou pegando no pântano uma conjuntivite, que levou à cegueira em seu olho direito.
A maior batalha
3 - Depois de vencer duas batalhas no caminho para Roma, Aníbal se defrontou em Canas com um exército romano estimado pelos historiadores em cerca de 80 mil homens.
Com a metade desse número,mas com estratégia superior, o general cartaginês inflingiu uma derrota fragorosa ao inimigo, que perdeu mais de 53 mil soldados.
Exílio e suicídio
4 - Mesmo com todas as vitórias, Aníbal acabou derrotado por Roma na batalha de Zama e voltou para Cartago. Anos depois, se exilou na Ásia Menor. Perseguido pelos romanos, decidiu suicidar-se tomando o veneno que levava num anel.
Numa carta, disse que era hora de "livrar os romanos de sua ansiedade".
Assinar:
Postagens (Atom)