sexta-feira, 26 de agosto de 2016

MORADORES DE RUA


                   Toda cidade deve estar organizada, estruturada e melhorando seu aspecto visual sempre que possível, assim atenderá bem seus moradores, trabalhadores e turistas, que, ao irem embora, levam boas impressões, trazendo, dessa forma, novos turistas.

                    Em Porto Alegre foi uma longa e difícil resolução para os camelôs e foi criado o camelódromo (Centro Popular de Compras), mas que, infelizmente, hoje ainda vemos camelôs em diversos pontos no centro de Porto Alegre.

                     Agora, vemos um problema muito mais sério e preocupante, é o caso dos moradores de rua. São muitos, diversos motivos e lugares, não sei se existe um levantamento de quantidade e motivo por estarem na rua, mas precisa ser encontrado uma solução que seja favorável para tais moradores, para os comerciantes e trabalhadores.

                      Na atual situação, por exemplo, a dos moradores do viaduto da av.Borges de Medeiros (Viaduto Otávio Rocha), fica difícil uma solução sem saber quantos e quem são, se trabalham ou não e quem tem residência, para que sejam encaminhados a abrigos populares ou às suas residências.

                       Em primeiro momento precisa ser controlado, não permitindo o aumento e fazendo um cadastro geral de todos moradores de rua e como sugestão fazer alojamentos em alguns pontos de Porto Alegre permitindo que tenham uma melhor situação mesmo que provisória, embora sabendo-se de antemão que é muito difícil, acredito que é possível e no final todos esses sujeitos, que estão "atirados à própria sorte", serão beneficiados e a cidade com "ar" de cidadã.

Guido Justino Scalabrin