sábado, 21 de abril de 2018

E QUANDO CRESCER ?


                                 Perguntei à minha filha de quatro anos : "Martina, o que quer ser quando crescer?" Imaginei que responderia : astronauta,professora. Mas foi direta: "Eu quero ser mandona que nem tu!" Fiquei sem respirar por alguns segundos enquanto meu marido soltava uma gargalhada! Respondi: "Que maravilha, pois há pessoas que nasceram para mandar e outras para obedecer."
                     Este embate continuou no meu cérebro, atrapalhando os meus pensamentos. Porque será que falou isso? É verdade, mas como uma criança de quatro anos concluiu o conceito de "mandona"?
                     Comecei a fazer uma autoavaliação no meu comando. É maravilhoso ver uma criança se posicionando,tomando a iniciativa. Se o motorista não estiver no comando do volante,o carro não sai do lugar ou cai na ribanceira. Mas "mandona" não é uma profissão! Para muitos, pode ser um defeito, para mim também é uma qualidade, o desafio está na dosagem. Não quero uma filha que obedeça cegamente, sem questionar, mas alguém que possa pensar e que comande a própria vida com maestria. Os conceitos precisavam ser esclarecidos, por isso tive que mudar minha postura em relação às tarefas mais primordiais do dia a dia. Apesar de obedecer em 80% das vezes, o método não era eficaz.
                      Quando uso minha autoridade é porque minha influência não foi eficaz. Precisava mostrar que liderança não é obrigar, mas influenciar pessoas a fazer alguma coisa. Disse: "Você despertou uma das minhas profissões mais valiosas: SER MÃE.Meu amor é infinito, não quero que penses que sou mandona, realmente quero te preparar para a vida. Tem coisas que precisas fazer, como dormir cedo, porque no outro dia terá mais energia para brincar com seus amigos."
                        Ajustei meu comportamento. Agora, quando peço algo, sempre digo o motivo, o benefício que terá. Se sempre mandar minha fazer alguma coisa, corro o risco de no futuro alguém ocupar este papel, seja namorado, amiga ou um líder. Mais importante que escolher uma profissão, é poder escolher valores para a vida. É preciso despertar nos filhos a auto responsabilidade, para que assumam o controle da vida e sejam felizes! Quando encontrar Martina, pergunte: "O que quer ser quando crescer?" Você se impressionará com a resposta!

Lorena Müller