Os médicos estrangeiros chegam para assumir trabalho onde faltam médicos. Na verdade, no Brasil não faltam médicos, mas sim condições estruturais, principalmente em pequenos municípios.
Acredito que a vinda de médicos de Cuba foi a forma de o governo brasileiro ajudar Cuba, pois este país se encontra muito mal financeiramente, ficando sem recursos para resolver graves problemas das famílias cubanas.
A maioria dos médicos formados no Brasil preferem não sair das capitais e grandes centros, onde têm mais opções e melhores condições de trabalho.
Os médicos que chegam são enviados para lugares onde faltam médicos, na maioria pequenos municípios para exercerem a medicina, ajudando a melhorar na saúde da população, mas com certeza terão problemas, pois com hospitais e centros de saúde sem recursos como: falta de leitos, falta de aparelhos para exames laboratoriais, medicamentos e até ambulância, fica difícil exercer a profissão e solucionar o problema, acabando por enviar o paciente para um centro maior.
O grande problema brasileiro é a falta de um planejamento preventivo na saúde para evitar o máximo a curativa, que os médicos brasileiros conhecem e que os estrangeiros vão conhecer, e que alguns, menos os cubanos, poderão desistir do trabalho.
Esperemos que o governo não fique apenas na resolução da falta de médicos, mas que dê condições para que todos tenham também melhores condições de resolver os problemas trabalhando em prol da saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário