segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Boas Festas!

Mais um ano chega ao fim, deixando suas memórias e aprendizados.
Para alguns, 2019 pode ter sido um ano feliz. Para outros, pode ter sido um ano difícil. De qualquer forma, o que fica em comum é o desejo para que o novo ano venha repleto de alegrias e realizações.
Aproveite para celebrar as festas com pessoas queridas e recarregar as baterias. 
Desejamos a todos os amigos e clientes um Feliz Natal e próspero 2020!
Com carinho,
TAMIG Papelaria e Livraria 

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Qual é a origem dos nomes dos meses do ano?

Os 12 meses do ano são algumas das primeiras coisas que aprendemos a nomear. Entretanto, quando nos acostumamos a esses nomes, eles se tornam tão familiares quanto uma cor primária ou uma comida favorita. O nome de um mês quase nunca é motivo de curiosidade mas achamos que eles valem uma boa leitura. Portanto,  vamos dar uma olhada de onde esses nomes se originaram:

Janeiro
Nomeado em homenagem a Janus, o deus romano dos portões e portas. Janus é representado com duas cabeças de costas uma para a outra, o que significa que ele contempla o passado em busca de perspectiva ou olha ansioso para o futuro, em busca de esperança. Essa dualidade coincide perfeitamente na ocasião do final de um ano e  início do próximo.

Fevereiro
Derivado do período romano de Februa, que era um festival de purificação, também chamado festival de Lupercália. Fevereiro recebeu o nome do deus romano Februus, que representava a purificação. Este festival ocorria no dia 15 do mês. Incluía alguns rituais de limpeza que, acreditava-se, melhoravam a saúde e a fertilidade.

Março
No calendário romano, o terceiro mês do nosso calendário era o primeiro mês. Foi nomeado em homenagem a Marte, o deus romano da guerra e identificado com o deus grego Ares. Era hora de retomar a guerra depois que a neve do inverno havia derretido no Hemisfério Norte.

Abril
Este mês é considerado o mês de Afrodite, a deusa grega do amor e da beleza. A palavra em si vem do termo latino apeire, que significa abrir, e geralmente é referido em conexão com botões de flores que se abrem para florescer na primavera do Hemisfério Norte.

Maio
Derivado da palavra francesa Mai, e nomeado após Maia, a deusa da primavera e do crescimento. Maia é filha de Faunus, uma das mais antigas divindades romanas e esposa de Vulcano. Na mitologia grega, Maia é conhecida como a mãe de Hermes. Tanto os gregos como os romanos consideravam Maia uma educador amorosa e iluminada.

Junho
Junho tem o nome de Juno, a deusa romana do amor e do casamento. Segundo a mitologia romana, Juno cuidava de mulheres grávidas e crianças, garantindo seu nascimento seguro. Por esse motivo, casar em junho é considerado boa sorte. Junho não é apenas o momento ideal para casamentos, é também um bom mês para renovar os votos e conceber filhos.

Julho
Inicialmente conhecido como Quintilis, ou o quinto mês, este mês foi nomeado em homenagem a Júlio César após sua morte em 44 AEC. César nasceu em Quintilis e Julho é o primeiro mês do calendário com o nome de uma pessoa real.

Agosto
Originalmente chamado Sextilis, da palavra latina sextus, que significa seis. Seu nome foi então alterado para homenagear o imperador romano Augusto, sobrinho-neto de César. Augusto trouxe a paz a uma área em conflito e inspirou crescimento, reformas e uma infraestrutura mais forte dentro de suas cidades.

Setembro
Setembro vem do termo latino septem, que significa sete, era originalmente o sétimo mês no antigo calendário romano - que até 153 AEC tinha originalmente dez meses. Setembro representava a celebração dos Ludi Romani - Jogos Romanos, que duravam várias semanas e contavam com corridas de bigas, combates de gladiadores e muitas festas. Espiritualmente, setembro pode ser pensado como o mês em que comemoramos nossas vitórias e realizações pessoais.

Outubro
Derivado da palavra octo, que significa oito, este era o oitavo meses do calendário romano, que se tornou o décimo mês no calendário gregoriano. Outubro é marcado por muitos festivais que acontecem em todo o mundo, incluindo a Oktoberfest na Alemanha.

Novembro
Derivado da palavra latina novem, que significa nove. Seu nome não mudou, assim como os outros, mesmo depois que janeiro e fevereiro foram adicionados ao calendário. Novembro está associado ao Dia de Finados, ao dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, às grandes liquidações chamadas Black Friday e o início da temporada de festas de Natal.

Dezembro
Vindo da palavra latina decem, que significa dez, este mês do calendário juliano era o décimo mês, enquanto é agora o 12º mês do gregoriano. O nome latino é derivado de Decima, a Deusa do meio dos Três Destinos, e a pessoa que personifica o presente.

Fonte: www.tudoporemail.com.br

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

TAMIG no Google!

Amigos,
Estamos felizes em informar que a TAMIG está cadastrada no Google. Disponível na busca e no Google Maps, agora ficou mais fácil localizar nossa papelaria, traçar uma rota até o endereço e indicar aos amigos.
Aos que desejarem contribuir com uma avaliação positiva de nossos serviços, por favor façam sua recomendação através do link https://g.page/TAMIG-Papelaria-Livraria/review
Obrigado!
TAMIG Papelaria e Livraria

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Futebol: muito mais caro... menos futebol.

                             O futebol, enquanto esporte popular, ficou no passado, há muito tempo.
                    O que tínhamos como um lazer com custo relativamente barato, tornou-se muito caro, principalmente depois da construção de modernas arenas com custos acima do normal.
                     A capacidade das arenas construídas para um público de 60 mil recebem em média 20 mil, pois os ingressos cobrados são caros, além de gastos com estacionamento e alimentação.

                      Nos jogos, quando tínhamos o juiz e dois bandeirinhas, excetuando-se a "cera proposital" de jogadores, havia jogo e não parava tantas vezes. Aumentaram para dois auxiliares para ajudar o juiz. Agora temos o "VAR" e o jogo é interrompido para que "outros juízes" decidam se é necessário o juiz de campo ver e decidir, no final o desconto concedido pelo juiz fica muito abaixo da veracidade de tempo usado durante o jogo para conferir o "VAR".
                       Não sou favorável ao uso do "VAR", pois o futebol está perdendo a função de espetáculo. 
                       O que sempre cobramos e precisamos é honestidade dos juízes, pois erro humano haverá, e será minimizado se tivermos profissionais honestos.

                       Se fizermos uma comparação com o futebol praticado por clubes na Europa, veremos que o nosso é muito caro ,pelo pouco tempo de jogo e pouca qualidade.

Guido J. Scalabrin
                       

terça-feira, 30 de abril de 2019

Ter razão ou ser feliz?

                    Gosto de descobrir as estratégias emocionais que muitas pessoas utilizam para superar os problemas e cultivar o amor. Maria e João eram um casal com mais de 65 anos de casamento e um dia ela teve um convite e disse para o marido: "amor, no próximo sábado teremos um encontro com os nossos amigos da igreja! Já não nos encontramos há muito tempo, que maravilha" João respondeu, olhando para a televisão: "ai,meu Deus, só espero que não seja na hora do meu futebol. Em que horário será? Tu sabe onde é? Precisamos sair uma hora antes! Tem mapa?" " A festa será  às 20 horas e já coloquei o mapa na bolsa."

                      Chegou o sábado e às 18:56 João estava dentro do Fusca, já aquecendo os motores!E bravo, porque a Maria ainda estava se maquiando. Quando entrou linda no carro, João nem olhou e disse:" mulher,tu demorou demais! Para que tanto tempo para se arrumar? Trouxe o mapa?"Maria,emocionada, só disse que sim.

                       Ficaram em silêncio toda a viagem, quando se aproximaram de uma bifurcação. João olha para a Maria e diz: "olha no mapa se é para a direita ou esquerda". Maria responde: "amor, é para direita". João se irrita: "deixa eu ver porque mulher não sabe olhar mapa! Te falei, você errou é para a esquerda".

                        Dobrou para a esquerda e andou mais de 8 quilômetros e percebeu que não era para aquela direção. " Vou voltar!" - disse. Maria apenas respondeu que tudo bem..

                        Quando estacionaram na frente da festa, João perguntou à esposa: "você sabia que eu estava errado! Por que você não discutiu comigo? Não brigou?" E ela , com lágrimas nos olhos, disse: "entre ter uma noite de amor e ter razão, eu escolho ter a noite de amor."


Lorena Müller
Palestrante e treinadora
de comportamento e emoções







quinta-feira, 14 de março de 2019

A falta de gentileza do carioca

   Parece contraditório dizer que o carioca não é gentil. Reconhecido por sua alegria e hospitalidade, o povo carioca sempre soube receber bem os visitantes. Mas falta gentileza em muitos aspectos, impedindo que o Rio seja ainda mais maravilhoso.

   Morando há cinco anos fora do Rio, senti muita diferença quando voltei, mesmo que agora eu só passe alguns dias por mês na cidade. A começar pelo trânsito: o estressado carioca acha que todos os demais motoristas são inimigos: não dá passagem, bloqueia o cruzamento, um taxista parece que está fazendo um favor ao transportar o passageiro.

   Falta gentileza também nos serviços, já que mencionei o taxista. Não há um “bom dia”, “obrigado” e “volte sempre”. Parece que o carioca esqueceu algumas palavrinhas mágicas. Podem reclamar, cariocas, dos serviços da cidade. Além de caríssimos, são um horror.

   A violência, então, nem se fala. Jovens perdem a vida por causa de uma carteira, um celular, um trocado. Não dá para ser gentil em uma cidade que transpira medo.

   O Rio de Janeiro continua lindo, como dizia o poeta, mas o povo carioca poderia se beneficiar mais da gentileza. Faria bem a todos, e eu voltaria com prazer a morar na cidade. Por enquanto, continuo observando com escassas visitas.

Elen Cuña - jornalista e carioca