As amígdalas (ou tonsilas palatinas) são estruturas formadas por uma massa de tecido linfoide , localizadas em ambos os lados da garganta. São extremamente ricas em linfócitos (células que atuam na defesa do organismo) , e sua função é trabalhar duro na produção de anticorpos para combater organismos patogênicos , como bactérias. Por causa disso , nossas amígdalas são grandes aliadas do sistema imunológico.
Localizadas estrategicamente na encruzilhada entre a boca , o nariz e a garganta , as amígdalas "percebem" a presença de bactérias que invadem o organismo , pelo ar ou pelos alimentos que ingerimos. Então, seu principal papel é desenvolver anticorpos para combater bactérias específicas , para que o corpo consiga se defender rapidamente e crie imunidade caso seja atacado pela mesma bactéria numa próxima vez.
Por causa da sua localização as amígdalas acabam sendo contaminadas facilmente e por isso as inflamações e infecções são bem comuns , principalmente nas crianças. Durante muito tempo , acreditava-se que as amígdalas não tinham função no organismo e por isso , quando uma pessoa desencadeava muitas infecções , os médicos recomendavam a sua retirada por meio de uma cirurgia simples.
Os especialistas sugerem retirar as amígdalas só mesmo em situações em que existe um problema crônico como:
* Sete ou mais amigdalites em um único ano
* Cinco ou mais episódios por ano durante dois anos
* Dificuldade para respirar devido ao inchaço das amígdalas e adenoides (tecido linfático na parte posterior do nariz)
* Dificuldade para engolir
* Presença de um tumor na garganta ou na passagem nasal
Outra razão é quando as amígdalas e as adenoides ficam inchadas provocando apneia , uma condição que interrompe a respiração por alguns segundos durante o sono.
O otorrinolaringologista é o médico especialista nesta área e somente ele poderá avaliar com segurança se é caso de cirurgia. Evite a automedicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário